Cotidiano Digital

Atualmente, a informação saiu das mãos das grandes empresas provedoras e distribuidoras de conteúdo. Comunicar ou consumir informação não tem nada de novo em si, podemos assumir que é inerente a natureza humana e é em parte razão pela qual somos considerados racionais, sobrepondo espécies concorrentes na seleção natural.

O que muda é a tecnologia.

Bem vindo ao século 21. Em 1920, o Rádio levou aproximadamente 40 anos para atingir 50 milhões de espectadores. Em 1950, a TV levou 13 anos e a Internet, em 1995, precisou de 4 anos para alcançar os mesmos 50 milhões de usuários (nos EUA).

Os dois primeiros (Radio e TV) colocam o receptor/espectador em uma posição passiva; não há interação entre as partes, o receptor tem a oportunidade de acessar determinados emissores em um numero limitado de canais, o conteúdo é controlado pelo emissor, em sua maioria grandes empresas e estados financiam essa atividade, impondo barreiras de entrada. A comunicação acontece em uma via de uma mão, um fala, o outro escuta.

O terceiro (Intenet) permite o acesso a uma quantidade quase ilimitada de emissores, além da comunicação entre receptores e receptor-emissor. Através da Internet é possível não só acessar todo e qualquer provedor de informação, como também acessar através de um único meio –a Rede — em dispositivos variados, como tablets, smartphones, TVs e futuramente óculos, relógios e automóveis.

Um post, seja um relato particular, uma notícia, oferta, promoção, link ou comentário, reverbera pela Rede independente do autor, de maneira imprevisível, e atinge leitores/consumidores em momentos diversos, com experiências e expectativas diversas. Da mesma forma, Jornal, Televisão e Rádio atingem pessoas em momentos variados, no entanto a Rede nivela os atores e otimiza as escolhas, colocando os emissores lado a lado, em um mesmo espaço– timeline, app, webpage. Escolhas são feitas de acordco com o interesse do consumidor, seja uma ação simples ou uma consulta estratégica, agora otimizada pela possibilidade de busca, contato e interação digital.

O cotidiano digital do século 21 não é virtual, é uma realidade, principalmente para as novas gerações. É mais fácil de manipular, esta sempre mudando, e mudando cada vez mais rápido. Hoje existem redes corporativas e redes sociais  para finalidades distintas e variadas (facebook, linkedin, instagram, pinterest, twitter). Enxergo muito espaço para expansão e inclusão de funcionalidades.

Imagino que com o tempo as redes fiquem mais abrangentes em disponibilidade, porém mais especializadas, específicas, e restritas em acesso; trabalhos, projetos, estudos, amigos e familiares fluirão através de plataformas restritas tanto em conteúdo quanto em acesso.

Acredito também que nesse processo a sociedade ficará gradualmente mais inteligente e evoluirá naturalmente, como tem feito ao longo dos últimos 500 mil anos. Parte desse processo será responsável por desconstruir os sistemas vigentes, oriundos de séculos passados.

Novas tecnologias trazem mais conforto e aumentam a expectativa de vida com aumento na qualidade e condições de subsistência. Parece ideal, mas novas soluções vem acompanhadas de novos problemas, e novos problemas demandam novas soluções, em um loop infinito de prosperidade, mudança e inovação.

O livre mercado não permite a estagnação, incentiva a mudança através da necessidade dos seus agentes, sejam consumidores ou provedores de informação, serviços, produtos ou simplesmente tecnologia.

Fontes: Social Media RevolutionWikiPedia, Chris Anderson’s books Free and The Long Tail

Advertisements

One comment

  1. naturally like your web site however you need to test the spelling on several of your posts. Several of them are rife with spelling problems and I find it very bothersome to tell the truth on the other hand I will certainly come again again.

Tell me what you think about...

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s