GNR

“Existem poucas coisas das quais a geração presente é mais orgulhosa do que o maravilhoso avanço que acontece cotidianamente em todos os tipo de aparelhos mecânicos… Mas o que aconteceria se a tecnologia continuasse a evoluir muito mais rapidamente do que as espécies dos reinos animal e vegetal?

E se a tecnologia nos demovesse na supremacia da terra?

Assim como o reino vegetal lentamente se desenvolveu dos minerais, e de igual modo o animal sobreveio ao vegetal, agora em apenas alguns anos um reinado inteiro surgiu, sobre o qual vivenciamos apenas o que um dia será considerado o protótipo antidiluviano dessa raça…

Estamos diariamente atribuindo mais poder e oferecendo todo o tipo de recurso sofisticado, que auto-regulamentação e auto-suficiencia serão o que o intelecto foi para a raça humana.”

–Samuel Butler, 1836, quatro anos após a publicação de A Origem das Espécies, por Charles Darwin

Fonte: The Singularity is Near, R. Kurzweil. Tradução livre.

The same post in english here

GNR, conforme mencionado no título, faz referência a três áreas da evolução tecnologica que em muito breve irão viabilizar a verticalização do crescimento exponencial, a revolução tecnológica, a qual agora vivemos em fase embionária.

G – Genética

N – Nanotecnologia

R – Robótica

Em algum momento no futuro próximo (ou cada vez mais próximo), segundo a teoria da Singularidade (Singularity) de Ray Kurzweil, a inteligência artificial evoluirá a um ponto ao qual será capaz de responder pela continuidade da evolução da humanidade, a esse ponto um híbrido entre humanos e tecnologia.

Dessa forma a linha de crescimento evolucionário se tornará uma exponencial no gráfico de Inovação x Tempo, partindo do período cambriano, mamíferos, primatas, hominídeos até a agricultura, arte, escrita, impressão, revolução industrial, telefonia e computação. Ao longo desse período a vida na terra evoluiu de maneira significativa, no entanto ainda temos um longo caminho a percorrer.

A Singularidade promove uma das muitas idéias interessantes que Ray Kurzweil tem sobre o mundo, a sociedade e a evolução da humanidade.

Leia sobre as Seis Épocas, em ingles, aqui

É fascinante estar vivo e consciente desse fenômeno, observa-lo em seus pais e filhos, avós e netos, e assim por diante.

A vida é um loop infinito de evolução e crescimento.

images (2)

Advertisements

One comment

Tell me what you think about...

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s